E. E. E. F. e M. Monsenhor Emiliano de Cristo




                                    INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, mais conhecida na região como POLIVALENTE, localiza-se na Rua João Lordão, S/N, bairro do Nordeste II, Guarabira – PB. A escola possui atualmente cerca de 600 alunos, funcionando nos turnos (manhã, tarde e noite). O turno da manhã atende as turmas de 9ºs anos do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio, enquanto o turno da noite atende as turmas do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escola ainda é vinculada ao PROEMI (Programa de Ensino Médio Inovador) que propicia educação em tempo integral aos alunos matriculados na Instituição em séries regulares, além disso a escola oferece um curso técnico de Vestuário para os alunos que o assim desejarem cursar.
A escola ainda conta com a presença de bolsistas PIBIDs da UEPB, os subprojetos contemplados são Letras, História e Geografia. No que tange ao PIBID de LETRAS é coordenado pela professora de Língua Portuguesa Maria Elizabete Sales, além de 5 bolsistas/universitários que contribuem para a realização das atividades propostas, são eles: Jéssika Pereira de Brito, Daniela Fidelis Bezerra, Cibele Lima, Maria Karolayne Santos e Túlio Cordeiro. Os dias de atuação da equipe PIBID na escola são as terças e quartas-feiras no turno da manhã. 






PROJETOS EM ANDAMENTO NA ESCOLA

PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA ESCOLA

O projeto “PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA ESCOLA” propõe para os alunos das turmas dos 9ºs anos da referida escola a produção da segunda edição do jornal escolar impresso, utilizando e adicionando desta vez os recursos midiáticos e tecnológicos disponibilizados pela escola e também os de uso diário dos alunos, como celulares, tabletes, câmeras digitais, notebooks, datashow, entre outros. Tendo elaborado uma sequência didática e um cronograma de todas as atividades que serão desenvolvidas este ano, o projeto foi iniciado no mês de março de 2015 e trouxe para os alunos à apresentação e a discussão em sala de aula dos seguintes gêneros: Notícia, Entrevista, Carta ao Leitor, Reportagem, Editorial, Anúncio, entre outros, que estão sendo trabalhados em oficinas e ministrados pelos bolsistas da equipe PIBID. 



PROJETO “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO
NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”


O projeto intitulado como “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM” tem o objetivo de despertar no alunado das turmas de 3ºs anos da referida escola o prazer pela leitura e a consciência da importância do texto para a atuação na sociedade, além disso, os alunos estão em preparação para a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que propõe ao candidato a produção de um texto de caráter dissertativo/argumentativo, o que ainda provoca receio e muitas dúvidas a estudantes do Brasil inteiro. O trabalho está sendo desenvolvido em sala de aula de forma interativa, buscando a participação dos alunos nas atividades propostas, levando-os a fundamentarem as opiniões emitidas e assim compreenderem que o ato de argumentar torna suas ideias e opiniões mais convincentes. 



RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID (PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR EMILIANO CRISTO



Juarez Nogueira Lins - Coordenador PIBID





Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos
Professora Supervisora PIBID




Bolsistas PIBID:

Cibele de Lima Fernandes
Daniela Fidelis Bezerra
Jéssika Pereira Brito
Maria Karolayne de Sales Santos
Túlio Cordeiro Sousa









1-    APRESENTAÇÃO


O presente relatório tem o objetivo de registrar as experiências vivenciadas ao decorrer do ano letivo de 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano Cristo, nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano médio através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III-Guarabira. O trabalho de iniciação a prática docente foi desenvolvido por cinco bolsistas integrantes do PIBID, Cibele de Lima, Daniela Fidelis, Jéssika Brito, Maria Karolayne e Túlio Cordeiro, estes foram orientados pela professora de Língua Portuguesa da referida escola, que também é Supervisora do PIBID, Maria Elizabete Sales.
Durante o ano letivo de 2015, foram desenvolvidos pelos bolsistas com a orientação da supervisora PIBID, dois projetos de natureza aplicada com os alunos das turmas monitoradas, tendo em vista que “visa gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos” (SILVA e MENEZES, 2005, p. 20).
Os projetos foram trabalhados em sala de aula e contribuíram significadamente para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita, oportunizando a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político.
            Os resultados e reflexões a cerca desses projetos foram apresentados e discutidos pelos bolsistas e avaliadores em eventos educacionais, tais como, o CONEDU (Congresso Nacional de Educação), o ENIDE (Encontro de Iniciação à Docência).
Os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de atender as necessidades encontradas pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e resultou em um trabalho coletivo/interativo na sala de aula e fora desta. O primeiro projeto realizado na escola foi com a turma do 9º ano, intitulado “Práticas de Letramento Midiático e Jornalístico na Escola”, que culminou com a produção da Segunda Edição impressa do Polivalente Notícias e uma oficina sobre a diagramação do mesmo.
O segundo projeto nomeado de A Construção do texto Dissertativo/Argumentativo no Ensino Médio: um olhar sobre a redação ENEM”, foi realizado com as duas turmas de 3ºs anos da referida escola, tendo como finalidade despertar nos alunos o prazer pela leitura e a consciência da importância do texto para a atuação na sociedade, além de propiciar uma melhoria da produção textual escrita dos alunos, com vistas a um desempenho satisfatório na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estavam em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção de um texto dissertativo/argumentativo.
Durante a execução dos projetos mencionados, os alunos da escola participaram ativamente de todo o processo de ensino-aprendizagem, o que contribuiu positivamente para o crescimento e amadurecimento estudantil dos mesmos, tornando as aulas de Língua Portuguesa mais atraentes e dinâmicas.
Por meio das experiências adquiridas durantes o projeto PIBID em 2015, percebe-se a relação entre a teoria, vistas até então nas aulas teóricas da Universidade e a prática vivenciadas no dia-a-dia em sala de aula. Desta forma, os bolsistas tiveram a chance de conhecer e refletir sobre a identidade e o cotidiano de um professor, o que é relevante para sua formação docente.

2-    CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA


As atividades do PIBID foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, situada na Rua: João Lordão, S/N, Bairro do Nordeste II, na cidade de Guarabira – Paraíba. A escola está localizada em uma área periférica da cidade e recebe estudantes residentes de bairros desprestigiados, conjuntos habitacionais e áreas rurais de cidades vizinhas.
            O prédio da Instituição é composto por 19 salas de aula, distribuídos em 4 blocos, nos blocos encontramos 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 mini auditório, 1 sala de multimídias, 1 cantina, 1 quadra esportiva, 5 banheiros (sendo 2 para os meninos e 2 paras as meninas e 1 para os professores), 1 diretoria, 1 secretaria, 1 vice diretoria, 1 coordenação e 1 sala para os professores. Toda a escola é cercada por um muro de proteção e a presença de dois vigias que fortalecem a segurança dos alunos na escola.
A instituição tem um corpo docente composto por 33 professores divididos nos turnos manhã, tarde e noite, em sua maioria possuem o ensino superior. Em relação ao corpo discente, a escola oferece o Ensino Fundamental apenas para as turmas do 9º ano funcionando no turno da manhã, o Ensino Médio completo no turno da manhã e noite, e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no turno da noite, o que totalizam 470 alunos. Vale salientar que a escola está inserida ao PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador), garantindo a permanência dos alunos na escola em tempo integral.

3-    A CHEGADA DO PIBID NA E. E. E. F. M. MONSENHOR EMILIANO DE CRISTO:

Os bolsistas do PIBID de Língua Portuguesa da UEPB chegaram a escola Monsenhor Emiliano de Cristo, também conhecida na região como Polivalente, no mês de Fevereiro de 2015. Os mesmos foram orientados a monitorar as turmas lecionadas pela professora e supervisora PIBID Maria Elizabete Sales e assim se procedeu.
No dia 23 de Fevereiro de 2015, os bolsistas apresentaram um vídeo reflexivo com o tema “Educação e Vida”, que foi desenvolvido na turma do 9º ano do Ensino Fundamental, as duas turmas de 3ºs anos do Ensino Médio e a turma do 1º ano EPT que inicialmente pertencia a Professora Elizabete Sales. A discussão do vídeo e o contato inicial dos bolsistas com os alunos da escola aconteceram de forma muito prazerosa e proveitosa.
Os próximos encontros dos bolsistas com os alunos das turmas monitoradas foram descontraídos, enquanto a professora Elizabete Sales preparava os conteúdos para as aulas, os bolsistas se encarregavam de torná-las divertidas, com a execução de dinâmicas, jogos, leituras reflexivas e músicas.
Durante o mês de Março, os bolsistas apenas observaram a metodologia utilizada pela professora em sala de aula, o comportamento dos alunos, o desempenho e as dificuldades dos mesmos nas atividades propostas pela professora e assim se aproximaram da realidade vivida pelos alunos através do contato direto com eles.
Logo no mês de Abril os bolsistas partiram para a iniciação da prática docente com a orientação da professora Elizabete Sales e passaram a desenvolver seus projetos a partir das necessidades verificadas pelos bolsistas nos alunos.

4-PROJETOS DESENVOLVDIOS NA ESCOLA NO ANO LETIVO DE 2015:


4.1- PROJETO “PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA ESCOLA”


            Sabendo das dificuldades e da resistência que os alunos da turma do 9º ano da Escola Monsenhor Emiliano de Cristo possuem em expressar suas ideias oralmente e principalmente quando é necessário produzi-las em forma de texto, optamos por realizar este projeto de produção textual, a fim de incentivar o gosto pela leitura e fazê-los perceber que o texto é um instrumento de comunicação que pode exercer diferentes funções e extremamente necessário para uma boa formação.
Propomos com o projeto “Práticas de Letramento Midiático e Jornalístico na Escola” uma experiência de leitura e aprofundamento no que se refere ao conhecimento dos gêneros textuais. O experimento objetivou proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de texto com gêneros textuais da esfera jornalística visando à produção da Segunda Edição do jornal da escola, intitulado  Polivalente Notícias, permitindo aos alunos a oportunidade de expressar-se através do discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso, foram realizados nas aulas de Língua Portuguesa momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia, Entrevista, Reportagem, Carta do Leitor e Editorial.
Desejamos com este projeto dar continuidade ao processo de aprendizagem, fazendo uso das experiências e vivências dos alunos a respeito dos Gêneros Textuais.
            Como nos diz Paulo Freire:

                                                                  “A educação deve se dar através de um processo dinâmico, onde o aluno tenha a curiosidade de conhecer, que este seja incentivado a aprender, a pesquisar, a querer cada vez mais o saber” (FREIRE, 1993, 27-32)

Durante o período de 07 de Abril á 05 de Maio de 2015 foram apresentados os gêneros textuais aos alunos do 9º ano da escola, cada bolsista PIBID ficou responsável para orientar um grupo específico. A partir disto, trabalhamos as semanas seguintes com as oficinas de leitura e produção textual, afim de produzir a segunda edição do jornal escolar impresso. O trabalho com as oficinas foram momentos ótimos, onde os bolsistas puderam ficar mais perto dos alunos e os mesmos passaram a se interessar pelo projeto, a partir da motivação da equipe.  
No dia 12 de Maio de 2015 aconteceu uma aula de campo, em que os alunos puderam visitar o bairro em que a escola esta situada e notar fatos importantes da comunidade que serviriam de matérias na produção do jornal.
No dia 29 de Setembro de 2015 ocorreu a culminância do projeto com uma oficina ministrada por José Roberto Pereira, responsável pela impressão das duas edições do polivalente Notícias. Nesta oficina foram apresentados aos alunos como é feita toda a diagramação para a produção final de um jornal impresso, além de uma conversa descontraída, em que o ministrante contou sua historia e experiências como jornalista.
O jornal impresso foi distribuído no dia 09 de outubro de 2015 pelos próprios alunos, a equipe PIBID e a Professora supervisora Elizabete Sales, para toda a comunidade em que a escola está inserida, com o objetivo de informar sobre os eventos da escola, os projetos e até mesmo as dificuldades vivenciadas pelos alunos.  
O projeto “Práticas de Letramento Midiático e Jornalístico na Escola” oportunizou aos alunos a possibilidade de enriquecerem seu vocabulário, permitindo a construção de novos discursos orais e escritos e assim construírem uma postura crítica e reflexiva diante do mundo.

4.2 PROJETO “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”


O segundo projeto realizado na escola foi elaborado a partir da percepção de dificuldades apresentadas pelos alunos das turmas dos 3ºs anos em relação à produção de textos, em especial o do tipo dissertativo-argumentativo, visando a necessidade de uma preparação dos mesmos, para melhor desempenho na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
O trabalho com o texto dissertativo/argumentativo foi um desafio, pois era nítida a apatia dos alunos quando se tratava da escrita de textos. A proposta de desenvolver este projeto surgiu a partir da intervenção PIBID na escola e contou com a utilização de todos os recursos disponibilizados na escola para a realização do mesmo, além disso, os bolsistas tiveram total liberdade por parte da professora Elizabete Sales para desenvolver o projeto, que foi dividido em seis etapas realizadas da seguinte forma: 
          O projeto foi iniciado na escola no dia 22 de Abril de 2015, após discutir com os alunos em sala de aula a importância de desenvolver trabalhos de escrita desse gênero, dentro e fora da escola, pois contemplam a língua em diversas realizações, favorecendo um pensamento crítico e mais elaborado.
          Levando em consideração que a produção textual é um exercício gradativo que proporciona ao aluno a oportunidade de formular e expressar suas ideias oralmente e principalmente através de textos escritos propomos aos alunos a produção de oficinas envolvendo o exercício de leitura e escrita, e assim foram elaboradas sucessivamente 6 oficinas, com 50 minutos de duração, em que a equipe PIBID utilizava sempre o Datashow disponibilizado na escola para melhor exposição dos temas.
         Na primeira oficina foi apresentado um slide contendo informações sobre as duas tipologias que formam o gênero dissertativo-argumentativo, dessa forma os alunos puderam conhecer sua estrutura. Ao término da exposição dos slides, foi sugerido uma produção individual fazendo uso da tipologia em questão, a mesma foi avaliada no dia seguinte.
No dia 06/05/2015 foram apresentadas e avaliadas as competências que são levadas em consideração por parte da banca na correção das redações do ENEM. Os alunos puderam conhecer as competências e identificá-las em trechos de algumas redações presentes nos slides apresentados.
         No dia 13/05/2015 os alunos puderam conhecer e identificar argumentos presentes nos textos e no cotidiano. Além das possíveis formas de aplicar esses argumentos. Foi defendido que a argumentação não serve apenas para que o aluno possa produzir um texto bom, pensando apenas em provas de exame, mas, que é um conhecimento importante para a formação do aluno enquanto sujeito crítico atuante no ambiente político e social.
          No dia 19/05/2015 os alunos tiveram contato com exemplos de propostas de redação, o que serviu para que os mesmo pudessem interpretar alguns aspectos que contribuem para a compreensão do tema proposto, como as imagens e os textos motivadores, já que a finalidade dos mesmos é fazer com que os alunos entendam o que se espera das redações e quais teses poderão ser defendidas.
          No dia 11/06/2015 foram expostos 10 possíveis temas da redação do ENEM 2015. Depois das teorias expostas pelos bolsistas em sala de aula, foi pedido para que os alunos escolhessem um dos temas para a realização das produções, tendo como base o que vinha sendo discutido. Antes de passarem suas ideias para o papel, os alunos argumentaram oralmente e já defendiam possíveis propostas de intervenção. De uma forma positiva, essa oficina contribuiu para que os alunos pudessem ir selecionando fatos relevantes a serem mencionados em seus textos.
         Vale salientar que as produções eram lidas, corrigidas e comentadas pelas bolsistas, que em debate comentaram as falhas encontradas e como as mesma poderiam ser resolvidas, resultando assim em uma atividade de reescrita. Este tipo de atividade foi de grande relevância para os alunos, pois como ressalta Brandão (2007) revisar um texto:

“é pensar sobre o que está sendo escrito e encontrar meios para melhor dizer o que se quer dizer, relacionando e reescrevendo o já escrito. Nesse sentido, é preciso que aquele que escreve se desloque entre os papéis de escritor e possíveis leitores de seu texto” (BRANDÃO, 2007, p.120).

        Após as teorias apresentadas aos alunos juntamente as práticas de escrita e reescrita, foi elaborado um Debate regrado Público, em que os alunos teriam de argumentar contra ou a favor do seguinte tema: “A Legalização da Maconha no Brasil”. O debate se deu da seguinte maneira: 3º ano A X 3º ano B. Dessa forma eles puderam perceber que a argumentação está presente em suas vidas e desenvolveram o senso crítico necessário para a melhor escolha dos argumentos a serem empregados. A culminância desse projeto contou com a participação de outros professores da escola, que avaliaram os argumentos e decidiram o grupo vencedor.
         Com base nas práticas expostas anteriormente, pode-se afirmar que o trabalho para a produção escrita do texto dissertativo – argumentativo resultou em um aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, proporcionando assim uma notável melhoria em suas produções. Pois ao notarmos que os exames da atualidade adotam uma postura que estimula o aluno a dar sua opinião e construir um raciocínio, mantemos o foco em preparar alunos capazes de pensar de maneira crítica, percebendo assim, que este pequeno exercício contribui para a elaboração de argumentações, o que é vital no processo de escrita da redação.


5-    RESULTADOS

          Em virtude dos fatos mencionados, concluímos que o período de participação do PIBID na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo contribuiu significativamente para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos no que diz respeito a disciplina de Língua Portuguesa, que tornou-se mais atraente, dinâmica e produtiva a partir das intervenções dos bolsistas nas aulas, juntamente com a professora Elizabete Sales que oportunizou aos bolsistas a participação ativa na prática docente, dando-lhes total liberdade de intervenção nas atividades propostas em sala de aula.
          Os resultados das atividades foram bem positivos, atendendo assim ás expectativas iniciais, pois vimos que os alunos participaram ativamente na sala de aula, desenvolvendo suas habilidades e competências. Dessa forma, perceberam que o ensino, pode sim, se tornar uma atividade prazerosa quando é feita com um propósito real e não apenas, como um exercício de sala de aula.
 Logo, podemos afirmar que as atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola foram de extrema relevância tanto para os alunos da escola contemplada com subprojeto do PIBID, como para os próprios bolsistas que e cresceram a partir das experiências vivenciadas por eles durante o decorrer do ano letivo de 2015.




ARAÚJO, L. C. Reescrevendo a escrita na escola: a prática de revisão e reescrita textual mediada por pares. Salvador, UFBA, 2004. (Mestrado em Educação), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, 2004.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Básica, 2006

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Exigências Educacionais Contemporâneas e Meios de Comunicação. São Paulo: Ática, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.

SILVA, Edna Lúcia da. MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

KOCH, Ingedore. O texto e a construção de sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011.




ANEXOS









Projeto “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO 

DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: 

UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”














ATUAÇÃO PIBID: RELEXÕES ACERCA DO PROJETO 

“PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E 

JORNALÍSTICO NA ESCOLA”











Fotos da Culminância do Jornal









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