INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA
A
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo,
mais conhecida na região como POLIVALENTE, localiza-se na Rua João Lordão, S/N,
bairro do Nordeste II, Guarabira – PB. A escola possui atualmente cerca de 600
alunos, funcionando nos turnos (manhã, tarde e noite). O turno da manhã atende
as turmas de 9ºs anos do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio,
enquanto o turno da noite atende as turmas do Ensino Médio da EJA (Educação de
Jovens e Adultos). A escola ainda é vinculada ao PROEMI (Programa de Ensino
Médio Inovador) que propicia educação em tempo integral aos alunos matriculados
na Instituição em séries regulares, além disso a escola oferece um curso
técnico de Vestuário para os alunos que o assim desejarem cursar.
A
escola ainda conta com a presença de bolsistas PIBIDs da UEPB, os subprojetos
contemplados são Letras, História e Geografia. No que tange ao PIBID de LETRAS
é coordenado pela professora de Língua Portuguesa Maria Elizabete Sales, além
de 5 bolsistas/universitários que contribuem para a realização das atividades
propostas, são eles: Jéssika Pereira de Brito, Daniela Fidelis Bezerra, Cibele
Lima, Maria Karolayne Santos e Túlio Cordeiro. Os dias de atuação da equipe
PIBID na escola são as terças e quartas-feiras no turno da manhã.
PROJETOS EM ANDAMENTO NA ESCOLA
PRÁTICAS
DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA ESCOLA
O
projeto “PRÁTICAS DE LETRAMENTO
MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA ESCOLA” propõe para os alunos das turmas dos
9ºs anos da referida escola a produção da segunda edição do jornal escolar
impresso, utilizando e adicionando desta vez os recursos midiáticos e
tecnológicos disponibilizados pela escola e também os de uso diário dos alunos,
como celulares, tabletes, câmeras digitais, notebooks, datashow, entre outros.
Tendo elaborado uma sequência didática e um cronograma de todas as atividades
que serão desenvolvidas este ano, o projeto foi iniciado no mês de março de
2015 e trouxe para os alunos à apresentação e a discussão em sala de aula dos
seguintes gêneros: Notícia, Entrevista, Carta ao Leitor, Reportagem, Editorial,
Anúncio, entre outros, que estão sendo trabalhados em oficinas e ministrados
pelos bolsistas da equipe PIBID.
PROJETO “A CONSTRUÇÃO
DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO
NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR
SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”
O
projeto intitulado como “A CONSTRUÇÃO DO
TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO
ENEM” tem o objetivo de despertar no alunado das turmas de 3ºs anos da
referida escola o prazer pela leitura e a consciência da importância do texto
para a atuação na sociedade, além disso, os alunos estão em preparação para a
realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que propõe ao candidato a
produção de um texto de caráter dissertativo/argumentativo, o que ainda provoca
receio e muitas dúvidas a estudantes do Brasil inteiro. O trabalho está sendo
desenvolvido em sala de aula de forma interativa, buscando a participação dos
alunos nas atividades propostas, levando-os a fundamentarem as opiniões
emitidas e assim compreenderem que o ato de argumentar torna suas ideias e
opiniões mais convincentes.
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID (PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA) NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR EMILIANO
CRISTO
Juarez
Nogueira Lins - Coordenador PIBID
Maria
Elizabete Sales Alves de Vasconcelos –
Professora Supervisora PIBID
Bolsistas PIBID:
Cibele
de Lima Fernandes
Daniela
Fidelis Bezerra
Jéssika
Pereira Brito
Maria
Karolayne de Sales Santos
Túlio
Cordeiro Sousa
1- APRESENTAÇÃO
O presente relatório tem o
objetivo de registrar as experiências vivenciadas ao decorrer do ano letivo de
2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano
Cristo, nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano médio através do
PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), do Curso de
Letras – Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus
III-Guarabira. O trabalho de iniciação a prática docente foi desenvolvido por
cinco bolsistas integrantes do PIBID, Cibele
de Lima, Daniela Fidelis, Jéssika Brito, Maria Karolayne e Túlio Cordeiro,
estes foram orientados pela professora de Língua Portuguesa da referida escola,
que também é Supervisora do PIBID, Maria Elizabete Sales.
Durante o ano letivo de 2015,
foram desenvolvidos pelos bolsistas com a orientação da supervisora PIBID, dois
projetos de natureza aplicada com os alunos das turmas monitoradas, tendo em
vista que “visa gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de
problemas específicos” (SILVA e MENEZES, 2005, p. 20).
Os projetos foram
trabalhados em sala de aula e contribuíram significadamente para a inserção dos
alunos em práticas de leitura e escrita, oportunizando a formação de
sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à
compreensão do contexto sócio-histórico-político.
Os
resultados e reflexões a cerca desses projetos foram apresentados e discutidos
pelos bolsistas e avaliadores em eventos educacionais, tais como, o CONEDU
(Congresso Nacional de Educação), o ENIDE (Encontro de Iniciação à Docência).
Os projetos foram
desenvolvidos com o objetivo de atender as necessidades encontradas pelos
alunos nas aulas de Língua Portuguesa e resultou
em um trabalho
coletivo/interativo na sala de aula e fora desta. O primeiro projeto
realizado na escola foi com a turma do 9º ano, intitulado “Práticas de Letramento Midiático e Jornalístico na Escola”, que
culminou com a produção da Segunda Edição impressa do Polivalente Notícias e
uma oficina sobre a diagramação do mesmo.
O segundo projeto nomeado de
“A Construção
do texto Dissertativo/Argumentativo no Ensino Médio: um olhar sobre a redação
ENEM”, foi realizado com as duas turmas de 3ºs anos da referida
escola, tendo como finalidade despertar
nos alunos o prazer pela leitura e a consciência da importância do texto para a
atuação na sociedade, além de propiciar uma melhoria da produção textual
escrita dos alunos, com vistas a um desempenho satisfatório na prova do ENEM
(Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos
estavam em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato
a produção de um texto dissertativo/argumentativo.
Durante a execução dos
projetos mencionados, os alunos da escola participaram ativamente de todo o processo
de ensino-aprendizagem, o que contribuiu positivamente para o crescimento e
amadurecimento estudantil dos mesmos, tornando as aulas de Língua Portuguesa
mais atraentes e dinâmicas.
Por meio das experiências
adquiridas durantes o projeto PIBID em 2015, percebe-se a relação entre a
teoria, vistas até então nas aulas teóricas da Universidade e a prática
vivenciadas no dia-a-dia em sala de aula. Desta forma, os bolsistas tiveram a
chance de conhecer e refletir sobre a identidade e o cotidiano de um professor,
o que é relevante para sua formação docente.
2-
CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA
As atividades do PIBID foram
realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de
Cristo, situada na Rua: João Lordão, S/N, Bairro do Nordeste II, na cidade de
Guarabira – Paraíba. A escola está localizada em uma área periférica da cidade
e recebe estudantes residentes de bairros desprestigiados, conjuntos
habitacionais e áreas rurais de cidades vizinhas.
O
prédio da Instituição é composto por 19 salas de aula, distribuídos em 4 blocos,
nos blocos encontramos 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 mini
auditório, 1 sala de multimídias, 1 cantina, 1 quadra esportiva, 5 banheiros
(sendo 2 para os meninos e 2 paras as meninas e 1 para os professores), 1
diretoria, 1 secretaria, 1 vice diretoria, 1 coordenação e 1 sala para os
professores. Toda a escola é cercada por um muro de proteção e a presença de
dois vigias que fortalecem a segurança dos alunos na escola.
A instituição tem um corpo docente
composto por 33 professores divididos nos turnos manhã, tarde e noite, em sua
maioria possuem o ensino superior. Em relação ao corpo discente, a escola
oferece o Ensino Fundamental apenas para as turmas do 9º ano funcionando no
turno da manhã, o Ensino Médio completo no turno da manhã e noite, e a EJA
(Educação de Jovens e Adultos) no turno da noite, o que totalizam 470 alunos.
Vale salientar que a escola está inserida ao PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador), garantindo a permanência dos
alunos na escola em tempo integral.
3- A CHEGADA
DO PIBID NA E. E. E. F. M. MONSENHOR EMILIANO DE CRISTO:
Os bolsistas do PIBID de Língua Portuguesa da UEPB chegaram a escola
Monsenhor Emiliano de Cristo, também conhecida na região como Polivalente, no
mês de Fevereiro de 2015. Os mesmos foram orientados a monitorar as turmas
lecionadas pela professora e supervisora PIBID Maria Elizabete Sales e assim se
procedeu.
No dia 23 de Fevereiro de 2015, os bolsistas apresentaram um vídeo reflexivo
com o tema “Educação e Vida”, que foi desenvolvido na turma do 9º ano do Ensino
Fundamental, as duas turmas de 3ºs anos do Ensino Médio e a turma do 1º ano EPT
que inicialmente pertencia a Professora Elizabete Sales. A discussão do vídeo e
o contato inicial dos bolsistas com os alunos da escola aconteceram de forma
muito prazerosa e proveitosa.
Os próximos encontros dos bolsistas com os alunos das turmas
monitoradas foram descontraídos, enquanto a professora Elizabete Sales
preparava os conteúdos para as aulas, os bolsistas se encarregavam de torná-las
divertidas, com a execução de dinâmicas, jogos, leituras reflexivas e músicas.
Durante o mês de Março, os bolsistas apenas observaram a metodologia
utilizada pela professora em sala de aula, o comportamento dos alunos, o
desempenho e as dificuldades dos mesmos nas atividades propostas pela
professora e assim se aproximaram da realidade vivida pelos alunos através do
contato direto com eles.
Logo no mês de Abril os bolsistas partiram para a iniciação da prática
docente com a orientação da professora Elizabete Sales e passaram a desenvolver
seus projetos a partir das necessidades verificadas pelos bolsistas nos alunos.
4-PROJETOS
DESENVOLVDIOS NA ESCOLA NO ANO LETIVO DE 2015:
4.1- PROJETO “PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA
ESCOLA”
Sabendo das dificuldades e da
resistência que os alunos da turma do 9º ano da Escola Monsenhor Emiliano de
Cristo possuem em expressar suas ideias oralmente e principalmente quando é
necessário produzi-las em forma de texto, optamos por realizar este projeto de
produção textual, a fim de incentivar o gosto pela leitura e fazê-los perceber
que o texto é um instrumento de comunicação que pode exercer diferentes funções
e extremamente necessário para uma boa formação.
Propomos
com o projeto “Práticas de Letramento
Midiático e Jornalístico na Escola” uma experiência de leitura e aprofundamento
no que se refere ao conhecimento dos gêneros textuais. O experimento objetivou
proporcionar aos alunos vivências de leitura e produção de texto com gêneros
textuais da esfera jornalística visando à produção da Segunda Edição do jornal
da escola, intitulado Polivalente
Notícias, permitindo aos alunos a oportunidade de expressar-se através do
discurso oral e por meio de textos escritos. Para isso, foram realizados nas
aulas de Língua Portuguesa momentos privilegiados de leitura, pesquisa, debates
e oficinas de gêneros textuais, abordando textos jornalísticos como a Notícia,
Entrevista, Reportagem, Carta do Leitor e Editorial.
Desejamos
com este projeto dar continuidade ao processo de aprendizagem, fazendo uso das
experiências e vivências dos alunos a respeito dos Gêneros Textuais.
Como
nos diz Paulo Freire:
“A educação deve se
dar através de um processo dinâmico, onde o aluno tenha a curiosidade de
conhecer, que este seja incentivado a aprender, a pesquisar, a querer cada vez
mais o saber” (FREIRE, 1993, 27-32)
Durante
o período de 07 de Abril á 05 de Maio de 2015 foram apresentados os gêneros
textuais aos alunos do 9º ano da escola, cada bolsista PIBID ficou responsável
para orientar um grupo específico. A partir disto, trabalhamos as semanas
seguintes com as oficinas de leitura e produção textual, afim de produzir a
segunda edição do jornal escolar impresso. O trabalho com as oficinas foram
momentos ótimos, onde os bolsistas puderam ficar mais perto dos alunos e os
mesmos passaram a se interessar pelo projeto, a partir da motivação da equipe.
No
dia 12 de Maio de 2015 aconteceu uma aula de campo, em que os alunos puderam
visitar o bairro em que a escola esta situada e notar fatos importantes da
comunidade que serviriam de matérias na produção do jornal.
No dia 29 de Setembro de 2015 ocorreu a
culminância do projeto com uma oficina ministrada por José Roberto
Pereira, responsável pela
impressão das duas edições do polivalente Notícias. Nesta oficina foram apresentados
aos alunos como é feita toda a diagramação para a produção final de um jornal
impresso, além de uma conversa descontraída, em que o ministrante contou sua historia
e experiências como jornalista.
O jornal impresso foi distribuído no dia 09
de outubro de 2015 pelos próprios alunos, a equipe PIBID e a Professora supervisora Elizabete
Sales, para toda a comunidade
em que a escola está inserida, com o objetivo de informar sobre os eventos da
escola, os projetos e até mesmo as dificuldades vivenciadas pelos alunos.
O projeto “Práticas de Letramento Midiático e Jornalístico na Escola” oportunizou
aos alunos a possibilidade de enriquecerem seu vocabulário, permitindo a
construção de novos discursos orais e escritos e assim construírem uma postura
crítica e reflexiva diante do mundo.
4.2 PROJETO “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO
DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”
O segundo projeto realizado
na escola foi elaborado a partir da percepção de dificuldades apresentadas pelos
alunos das turmas dos 3ºs anos em relação à produção de textos, em especial o
do tipo dissertativo-argumentativo, visando a necessidade de uma preparação dos
mesmos, para melhor desempenho na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio).
O trabalho com o texto dissertativo/argumentativo
foi um desafio, pois era nítida a apatia dos alunos quando se tratava da
escrita de textos. A proposta de desenvolver este projeto surgiu a partir da
intervenção PIBID na escola e contou com a utilização de todos os recursos
disponibilizados na escola para a realização do mesmo, além disso, os bolsistas
tiveram total liberdade por parte da professora Elizabete Sales para
desenvolver o projeto, que foi dividido em seis etapas realizadas da seguinte
forma:
O projeto foi iniciado na escola no dia 22 de Abril de 2015, após
discutir com os alunos em sala de aula a importância de desenvolver trabalhos
de escrita desse gênero, dentro e fora da escola, pois contemplam a língua em
diversas realizações, favorecendo um pensamento crítico e mais elaborado.
Levando em consideração que a produção textual é um exercício gradativo
que proporciona ao aluno a oportunidade de formular e expressar suas ideias
oralmente e principalmente através de textos escritos propomos aos alunos a
produção de oficinas envolvendo o exercício de leitura e escrita, e assim foram
elaboradas sucessivamente 6 oficinas, com 50 minutos de duração, em que a
equipe PIBID utilizava sempre o Datashow disponibilizado na escola para melhor
exposição dos temas.
Na primeira oficina foi
apresentado um slide contendo informações sobre as duas tipologias que formam o gênero dissertativo-argumentativo, dessa
forma os alunos puderam conhecer sua estrutura. Ao término da
exposição dos slides, foi sugerido uma produção individual fazendo uso da
tipologia em questão, a mesma foi avaliada no dia seguinte.
No dia 06/05/2015 foram
apresentadas e avaliadas as competências que são levadas em consideração por
parte da banca na correção das redações do ENEM. Os alunos puderam conhecer as
competências e identificá-las em trechos de algumas redações presentes nos
slides apresentados.
No dia 13/05/2015 os alunos puderam conhecer e identificar argumentos
presentes nos textos e no cotidiano. Além das possíveis formas de aplicar esses
argumentos. Foi defendido que a argumentação não serve apenas para que o aluno
possa produzir um texto bom, pensando apenas em provas de exame, mas, que é um
conhecimento importante para a formação do aluno enquanto sujeito crítico
atuante no ambiente político e social.
No dia 19/05/2015 os alunos tiveram contato com exemplos de propostas de
redação, o que serviu para que os mesmo pudessem interpretar alguns aspectos
que contribuem para a compreensão do tema proposto, como as imagens e os textos
motivadores, já que a finalidade dos mesmos é fazer com que os alunos entendam
o que se espera das redações e quais teses poderão ser defendidas.
No dia 11/06/2015 foram expostos 10 possíveis temas da redação do ENEM
2015. Depois das teorias expostas pelos bolsistas em sala de aula, foi pedido
para que os alunos escolhessem um dos temas para a realização das produções,
tendo como base o que vinha sendo discutido. Antes de passarem suas ideias para
o papel, os alunos argumentaram oralmente e já defendiam possíveis propostas de
intervenção. De uma forma positiva, essa oficina contribuiu para que os alunos
pudessem ir selecionando fatos relevantes a serem mencionados em seus textos.
Vale salientar que as produções
eram lidas, corrigidas e comentadas pelas bolsistas, que
em debate comentaram as falhas encontradas e como as mesma poderiam ser
resolvidas, resultando assim em uma atividade de reescrita. Este tipo de
atividade foi de grande relevância para os alunos, pois como ressalta Brandão
(2007) revisar um texto:
“é pensar sobre o que está sendo escrito e encontrar meios para melhor
dizer o que se quer dizer, relacionando e reescrevendo o já escrito. Nesse
sentido, é preciso que aquele que escreve se desloque entre os papéis de
escritor e possíveis leitores de seu texto” (BRANDÃO, 2007, p.120).
Após
as teorias apresentadas aos alunos juntamente as práticas de escrita e
reescrita, foi elaborado um Debate regrado Público, em que os alunos teriam de argumentar
contra ou a favor do seguinte tema: “A
Legalização da Maconha no Brasil”. O debate se deu da seguinte maneira: 3º
ano A X 3º ano B. Dessa forma eles puderam perceber que a argumentação está
presente em suas vidas e desenvolveram o senso crítico necessário para a melhor
escolha dos argumentos a serem empregados. A culminância desse projeto contou
com a participação de outros professores da escola, que avaliaram os argumentos
e decidiram o grupo vencedor.
Com base
nas práticas expostas anteriormente, pode-se afirmar que o trabalho para a
produção escrita do texto dissertativo – argumentativo resultou em um
aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, proporcionando assim uma notável
melhoria em suas produções. Pois ao notarmos que os exames da atualidade adotam
uma postura que estimula o aluno a dar sua opinião e construir um raciocínio, mantemos
o foco em preparar alunos capazes de pensar de maneira crítica, percebendo
assim, que este pequeno exercício contribui para a elaboração de argumentações,
o que é vital no processo de escrita da redação.
5-
RESULTADOS
Em virtude
dos fatos mencionados, concluímos que o período de participação do PIBID na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo
contribuiu significativamente para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos
no que diz respeito a disciplina de Língua Portuguesa, que tornou-se mais
atraente, dinâmica e produtiva a partir das intervenções dos bolsistas nas
aulas, juntamente com a professora Elizabete Sales que oportunizou aos
bolsistas a participação ativa na prática docente, dando-lhes total liberdade
de intervenção nas atividades propostas em sala de aula.
Os resultados das
atividades foram bem positivos, atendendo assim ás expectativas iniciais, pois
vimos que os alunos participaram ativamente na sala de aula, desenvolvendo suas
habilidades e competências. Dessa forma, perceberam que o ensino, pode sim, se
tornar uma atividade prazerosa quando é feita com um propósito real e não
apenas, como um exercício de sala de aula.
Logo, podemos afirmar que as atividades
desenvolvidas pelos bolsistas na escola foram de extrema relevância tanto para
os alunos da escola contemplada com subprojeto do PIBID, como para os próprios
bolsistas que e cresceram a partir das experiências vivenciadas por eles durante
o decorrer do ano letivo de 2015.
ARAÚJO,
L. C. Reescrevendo a escrita na escola:
a prática de revisão e reescrita textual mediada por pares. Salvador, UFBA,
2004. (Mestrado em Educação), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Bahia, 2004.
BRASIL.
Orientações
curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: MEC, Secretaria da Educação Básica, 2006
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes
Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Exigências Educacionais
Contemporâneas e Meios de Comunicação. São Paulo: Ática, 1996.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e
funcionalidade. In; Gêneros Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena,
2003.
SILVA,
Edna Lúcia da. MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia
da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
KOCH,
Ingedore. O texto e a construção de sentidos. 10. ed. São Paulo:
Contexto, 2011.
Projeto “A CONSTRUÇÃO DO TEXTO
DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO:
UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”
DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO:
UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM”
ATUAÇÃO PIBID: RELEXÕES ACERCA DO PROJETO
“PRÁTICAS DE LETRAMENTO MIDIÁTICO E
JORNALÍSTICO NA ESCOLA”





























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